Além disso, são alimentos funcionais, pois possuem substâncias que ajudam a prevenir e combater doenças.
Saber como escolher legumes, frutas e verduras de qualidade é tão importante quanto colocá-los no prato.
Em mau estado, os produtos podem provocar problemas intestinais e gástricos ou até mesmo uma grave intoxicação. Não deverão ter a presença de fungos, bolores ou estarem amassados, a superfície das frutas e hortaliças deverão ser examinadas para garantir que não existem furos, geralmente quando existem é um sinal que aponta para a existência de insectos, pois esses insectos podem provocar doenças.
As verduras, como o nome indica, deverão estar bem verdinhas e viçosas. Aquelas que estiverem com as folhas queimadas ou com a tonalidade amarelada possivelmente não estão tão frescas.
Conhecer a estação habitual dos produtos pode fazer a diferença na hora de escolher hortaliças e frutas.
Os preços ficam menores e os produtos apresentam maior valor nutricional.
De nada adianta preocupar-se com a escolha dos vegetais, se eles não forem limpos adequadamente, para que possam ser consumidos sem representar riscos à saúde.
Todas as frutas, verduras, legumes, cascas, talos e folhas devem ser lavados em água.
O tempo de armazenamento não deve ultrapassar as duas semanas, mesmo os que estiverem no frigorífico, lembrando que os recipientes devem estar devidamente limpos e fechados, livres de contaminação.
Esses cuidados básicos com a higiene alimentar previnem a contaminação do individuo por alguma bactéria ou vírus.
Alguns destes produtos congelados, são uma boa alternativa pois, estando congelados não se deterioram e tem um valor nutritivo idêntico aos frescos (ervilhas, feijão verde, cenouras, entre outros).
Escolha dos Produtos (Vegetais, Legumes e Frutas)
4/
5
Oleh
Receitas sem Nação