A carne de porco geralmente é conhecida como uma carne gorda e que faz mal à saúde, mas é preciso mudar este conceito, pois ela é fonte de proteínas, contém várias vitaminas e minerais como ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B, entre outros.
Com relação ao teor de gordura vai depender do corte, por exemplo: lombo, pernil sem a gordura externa, apresentam baixo teor de gordura. Por isso podem e devem fazer parte da sua ementa, alternando com os outros tipos de carnes.
Não compre nem consuma carne de porco quando a mesma apresentar granulações esbranquiçadas, pois esta alteração é indicativa da presença da ténia ou solitária é o nome comum dado aos vermes platelmintos das ordens Pseudophilidae e Ciclophylidae. A Cisticercose é uma doença grave que pode causar leões irreversíveis no ser humano. Outra das doenças que muitas vezes provocam receio às pessoas em consumir este tipo de carne é a que normalmente se domina de parasitose do porco, transmitida por um parasita de nome trichinella spiralis, para evitar este tipo de doença adquirida através da carne de porco, basta evitar comer carne de porco mal cozinhada.
A carne deverá ter a pele sem pelos, macia e flexível. A carne deve ser firme, macia e húmida, mas não molhada, e ter uma cor rosa-pálido. Os ossos devem ser tingidos de vermelho e estar bem cortados, sem lascas.
Atenção: Quando comprar carne de porco congelada deverá olhar para o dia do abate, que por lei, eles são obrigados a colocar o dia que foi abatida essa peça. Quanto mais próximo do dia do abate, melhor é. A carne não pode descongelar, porque ela tem altíssimo risco de contaminação, então a última coisa que se compra no supermercado, talho, entre outros é a carne de porco e quando chegar a casa deverá colocar logo no congelador.
Escolha dos Produtos (Carne de Porco)
4/
5
Oleh
Receitas sem Nação